top of page
banner_topo.jpg
BLOG
  • Foto do escritorMarketing Apoena

Novo Negócio no Setor de CT&F: Bioprospecção e Biotecnologia Sustentáveis

O Projeto Amazonia Azul, da Apoena Biotech, valoriza e impulsiona o desenvolvimento sustentável para o setor de Cosméticos, Artigos de Tocador e Fragrâncias (CT&F) por meio da biotecnologia brasileira, permitindo a criação de produtos inovadores usando microorganismos de um dos ecossistemas mais ricos do mundo.


Bioprospecção da Amazônia Azul
Didemnun sp ascidia, espécie alvo do Programa de Bioprospecção Amazonia Azul da Apoena Biotech (Foto da Pesquisadora Bianca Del B. Sahm - Apoena Biotech)

Considerando o contexto global de desequilíbrio ambiental, econômico e social, é coerente que os líderes avaliem, repensem e ajustem suas formas de gerir e fazer negócios com práticas sustentáveis e inovadoras que também sejam mais conscientes, éticas e incluam valores compartilhados.


A pesquisa "O Melhor para o Brasil 2022", da Humanizadas®, revela que "uma Nova Economia pode representar não apenas uma resposta aos problemas sociais e ambientais enfrentados pelo país [Brasil] atualmente, mas também um adicional de US$ 538 bilhões ao PIB do Brasil até 2030. Isso significa benefícios potenciais de um conjunto de políticas focadas em um caminho de crescimento, criação de empregos e vantagem competitiva diante das mudanças climáticas e geracionais."


Empresas impulsionadas por bioprocessos têm um verdadeiro potencial para contribuir com a Nova Economia, especialmente no Brasil, um país responsável por abrigar mais de 20% das espécies totais do planeta. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, o Brasil possui a maior biodiversidade do mundo, com mais de 116.000 espécies animais e mais de 46.000 espécies de plantas conhecidas nos seis biomas terrestres e ecossistemas marinhos, estes últimos representando 3,5 milhões de km2, um espaço marítimo chamado Amazonia Azul, dada sua importância em comparação com a Amazonia Verde.


Essa rica biodiversidade é fonte de recursos e oportunidades, pois a conservação, o uso sustentável e o cuidado com seu valioso patrimônio genético podem ser impulsionados. O fornecimento de moléculas para aplicação biotecnológica é caracterizado como um serviço ecossistêmico da própria natureza, e a bioprospecção é a chave para acessar esse recurso.


A bioprospecção visa à pesquisa, identificação e aplicação de bioprodutos encontrados na natureza, que podem ser usados no desenvolvimento de produtos inovadores para saúde, cuidado pessoal, agricultura, nutrição e muitos outros mercados. Esse campo da biotecnologia ganha ainda mais destaque por meio do desenvolvimento de bancos de microorganismos associados à biodiversidade, impulsionando a bioprospecção sustentável a partir de compostos de uma fonte altamente renovável e exclusiva. Nesse sentido, quanto mais preservado o bioma, maiores são as possibilidades de acesso a espécies e microorganismos únicos em um determinado ambiente para o desenvolvimento de produtos eficazes e seguros, convertendo-os em uma vantagem estratégica para o negócio.


Renomado por sua rica diversidade biológica e alto grau de conservação de espécies, o arquipélago de Fernando de Noronha se torna um dos lugares ideais para a prospecção de amostras de microorganismos com efetivo potencial biotecnológico. Uma vez isolados e cultivados, esses microorganismos podem ser facilmente replicados em grande escala para a produção de compostos de interesse, além de permitir um suprimento constantemente renovado.


"Este foi o aspecto-chave para o início das atividades de bioprospecção sustentável da Apoena Biotech em julho de 2022", diz Bruno Carillo, Diretor de Operações. "Ao escolher Noronha como o arquipélago representando a Amazonia Azul, valorizamos e impulsionamos o desenvolvimento da biotecnologia brasileira em um dos ecossistemas mais ricos do mundo, permitindo a criação de produtos sustentáveis únicos que ajudam na preservação, abrindo novas oportunidades para o desenvolvimento de soluções inovadoras."


A bioprospecção sustentável favorece o acesso a microorganismos inexplorados com potencial biotecnológico (possibilitando a expansão de linhas de produtos inovadores e ecologicamente responsáveis), assim como a biotecnologia é capaz de gerar alternativas para a substituição de matérias-primas e processos não sustentáveis tradicionais, favorecendo a continuidade e a lucratividade a longo prazo para o negócio.


"Mas para que os produtos biotecnológicos se consolidem efetivamente como uma possibilidade de receita sustentável e exponencial - impulsionando o setor de CT&F na Nova Economia - é preciso prestar atenção especial aos novos negócios em bioprocessos. Estamos cientes da jornada de transição e dos impactos nos negócios a curto prazo. No entanto, a busca por soluções regenerativas é um caminho sem retorno, e isso é um fato. Portanto, acreditamos e investimos na inovação colaborativa para trazer essas soluções, visando o desenvolvimento e fortalecimento do ecossistema de Cosméticos, Artigos de Tocador e Fragrâncias. Pessoas, empresas e o planeta saem ganhando", conclui Carillo.


A partir da coleta de amostras de biodiversidade na Amazonia Azul, a Apoena Biotech começou a desenvolver um banco de bactérias marinhas com potencial biotecnológico para apoiar a criação de produtos em diferentes mercados. No entanto, seus planos iniciais de triagem estão focados em aplicações para o setor de Cosméticos, Artigos de Tocador e Fragrâncias.


A solicitação de autorização para a coleta de material biológico no Arquipélago de Fernando de Noronha, pela Apoena Biotech, foi concedida via SISBIO (Sistema de Autorização e Informação sobre Biodiversidade) e aprovada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), uma agência governamental vinculada ao Ministério do Meio Ambiente e membro do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama).


Sobre a Apoena Biotech


Fundada em 2018, a Apoena Biotech tem como objetivo impactar positivamente o desenvolvimento sustentável por meio da biotecnologia. A empresa apoia projetos de inovação com tecnologia em bioprocessos e desenvolvimento de produtos biotecnológicos para os mercados agroindustrial, de beleza e cuidados pessoais, sendo a primeira indústria brasileira 100% dedicada à biotecnologia para o setor de Cosméticos, Artigos de Tocador e Fragrâncias.


5 visualizações0 comentário

댓글


bottom of page